9 de março de 2015

Assisti: Hermanoteu na terra de Godah


Bonjour lindinhos! Esses dias estava caçando algo interessante no Netflix para assistir e encontrei Hermanoteu na terra de Godah. Ele não é filme, nem série, é uma peça apresentada pelo grupo Os melhores do mundo e que foi gravada. Mesmo assim, creio que merece ter um espacinho na nossa categoria de TV. Então,vamos conversar sobre ele?

Peça: Hermanoteu na terra de Godah
Grupo: Companhia os melhores do mundo
Duração: + - duas horas (youtube a companhia colocou em 22 partes)
Gênero: Comédia
Sinopse: A comédia conta a história de Hermanoteu, irmão de Micalateia e típico hebreu do ano zero, companheiro, bom pastor e obediente. Ele recebe a missão divina de guiar seu povo à terra de Godah, numa sátira à história bíblica de Moisés. Em um cenário que representa um imenso deserto, o ator Ricardo Pipo interpreta Hermanoteu, que encontra pelo caminho personagens que vão de Cleópatra ao filho do Todo-Poderoso. Os atores Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Victor Leal e Welder Rodrigues revezam-se nos outros papéis. A voz de Deus, que aparece em off, é de Chico Anysio. Seguindo a linha de sátiras do grupo, “Hermanoteu na Terra de Godah” visita a diversidade da Bíblia. A comédia faz ainda inúmeras citações da atualidade, aproximando o passado do presente.



"No principio era o verbo (Jo 1,1) simples e puro...
-Eu vou, tu vais, ele vai.
Depois era o verbo no pretérito imperfeito...
-Eu ia, tu ias, ele ia.
Depois no futuro do presente do indicativo...
-Eu irei, tu iras, ele irá.
E por fim o gerúndio...
-Irias eu? Ireis ele???"

Nessa peça somos apresentados a Hermanoteu, um hebreu e pastor de ovelhas. Num belo dia um anjo aparece a ele dizendo para ir a Godâ,ops, Godah, ajudar o povo que passa fome. Nessa busca ele fica anos, ou as duas horas da peça, vagando pelo deserto. Nessa trajetória ele encontra o diabo, Cesar,  bárbaros, a Cleópatra, até por último chegar a Jesus. E só no fim descobrir onde fica Godah. Que simplesmente estava fácil!

Eu posso dizer que ri absurdamente enquanto assistia o vídeo. Primeiro, pessoal cristão, ele não faz nenhum humor negro com religião,nem nada disso. Tanto que o único que vai aparecer realmente da bíblia ali é só Jesus. O resto só conta como foi, o que é o caso de Isaac contando a libertação do Egito. Eles fazem um humor muito bom, misturando coisas de agora com antigamente. Para ter uma ideia a Dercy (um ator à representando) era uma sacerdotisa de um deus pagão. Tá, que o personagem só xingava,mas foi muito cômico por causa da época.

"-És o diabo!
-Descobriu o Brasil.
-Desapareça! Tinhoso!
-Adoro esse apelido.
-Pé preto!
-Esse nem tanto.
-Dissimulado!
-As garotas me chamam assim.
-Corintiano!
-AHHHH!!!!TUDO TEM UM LIMITE!!!!"

As melhores partes foi a do Isaac (o corre negada é inesquecível) e o primeiro encontro de Hermanoteu com o diabo. Onde já se viu o tinhoso sair correndo porque deixou a roupa no varal? Uma coisa que gostei muito foi os que não estavam no script. Por exemplo, tem um pequeno video no youtube da parte do mar vermelho, onde o Isaac para a narração para falar com um bebê que estava chorando. Outra, o Cesar para no meio sua fala para dizer o quão ruim é aquele micro vestido que estava usando e o quanto passou frio na última apresentação. E eles não fazem isso de maneira normal, fazem em forma de comédia mesmo. E o melhor é que nem se sabe quem mais se diverte se é a plateia ou eles. Ouvimos a risada do Hermanoteu quase a peça inteira.

Os personagens marcantes para mim foi: o anjo que vive matando o português, Micalatéia irmã do Hermanoteu e que todo mundo, todo mundo mesmo, conhece. Cesar com seu jeito e micro vestido muito suspeito. E o Isaac narrando o episódio do mar vermelho. É lógico que tem mais, mas esses são os que mais gosto. Só um detalhe, eles são em 6, um é o Hermanoteu e os outros é uma mulher e quatro homens se revezando em inúmeros personagens. Deve cansar,hein?

"Foi aquela né: eu tava lá bebendo uma cerveja, aí Moisés  falou: Vamo ali libertar os escravos? Tô fazendo nada... Vamo nessa! Ele sempre foi metido com greve... Partido comunista,sabe! Chegando aqui f.... lindo! 'Vamo embora gente, aqui não é nosso lugar, vamo pra casa. Caminhando e cantando e seguindo...' Aí todo mundo indo, na paz, embora, coisa bonita, milhares de pessoas...Daí a gente olhou pra trás e viu o exercito da rainha: 'Mataaa todo mundoooooooo!!!!!' Moisés aquele estadista disse palavras que eu não esqueço. Se apoiou no cajado e disse: CORRE NEGADA!!!!! Chegando na margem do mar vermelho aí eu falei: Fudeu! Eu não sei nadar, metade aqui não sabe nadar. Hermanoteu véeei, VEEEEIIII! Moisés bateu o cajado no chão...O MAR ABRIU NO MEÉÉÉIIIOOO!!VÉÉÉÉIIII! Eu não tinha fumado aquele dia! Aí eu falei: CARÁÁÁÁIO! VÉÉÉÉI!!!O MAR TÁ ABRINDO NO MÉÉÉÉIO!VÉÉÉI! Aí eu fiquei naquela: vô?não vô! Vô? Não vô! Fechô e eu fiquei!"

Pra quem tiver um tempinho sobrando, abra o Netflix e procure ou vá até o Youtube. Tem vídeos inteiros e tem divididos. No próprio canal dos melhores do mundo tem vídeos dessa peça. Vale muito a pena ver, é muito engraçada...

Algumas imagens:





E vocês já conheciam a peça? Já ouviram falar do grupo? Gostam de comédia?

4 comentários:

  1. Nossa, que inusitado hein,eu nunca tinha ouvido falar. Acredita que nunca fui ao teatro? Gostaria de poder assistir uma peça, poderia ser gravada e pelo netflix também, sem problema, tenho muita curiosidade.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vanessa! Se puder vai ao teatro sim! É muito bom assisti a uma peça. E gravada também não é ruim, é bem gostoso.
      bjus!

      Excluir
  2. Olá Gisa, essa peça parece ser bem divertida, mas não faz o meu estilo... Acho que a ultima fez que fui no teatro faz uns dois anos com a minha mãe, até fiquei com vontade de procurar alguma peça para assistir...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que pena que você não gosta... eu realmente ri muito com ela haha!
      bjus

      Excluir

Seu comentário é muito importante para mim! Porém nada de xingamentos, palavras ofensivas e spoilers. Isso é muito feio! Aceito criticas desde que sejam construtivas! No momento não estou respondendo comentário por um probleminha no lay, mas assim que resolver volto a responder!

Total de visualizações de página